terça-feira, 14 de abril de 2015

WiFi ADB - Como compilar o APP diretamente no celular via wifi

Resolvi trazer esta dica aos meus leitores, por se tratar de mais uma maneira de conectar um dispositivo real ao computador de desenvolvimento. Acredito ser um assunto do interesse de quem está começando e planejando qual seria a melhor forma de visualização dos aplicativos que forem sendo desenvolvidos.

Essa é uma alternativa à conexão de um dispositivo real via cabo USB.

Da maneira que vou explicar neste post, você não vai precisar nem mesmo dos drivers do fabricante do aparelho de celular, o que constitui uma grande vantagem.

Outra questão é que melhora a sua mobilidade, pois o celular não fica preso ao computador.

Tela do app WiFi ADB
É possível conectar o celular ao computador via rede wifi, de forma que o ambiente de desenvolvimento (ADT) do desktop fique integrado ao smartphone e permita compilar o código-fonte do aplicativo diretamente nele, pela rede sem fio.

Para isso, é preciso baixar - no celular - um aplicativo chamado "WiFi ADB": 


O uso desse app não poderia ser mais simples. Depois de instalado no celular, basta executá-lo e então pressionar o botão "Turn on", que é o único botão do aplicativo. À partir daí, o WiFi ADB conectará seu celular à rede wifi e mostrará a você qual o IP de conexão.



O passo seguinte é, no seu computador desktop, abrir um prompt de comando (Botão iniciar -> Pesquisar , digite CMD e pressione ENTER.

Na tela do prompt de comando, digite as instruções que aparecem na tela do app WiFi ADB no celular e pressione ENTER, isto é:

ADB CONNECT 192.168.0.2:5555

É claro, o IP deve ser modificado de acordo com o obtido na sua rede wifi.

Observação importante: O comando ADB no prompt só funcionará com o ambiente de desenvolvimento Android presente (ADT), pois ele faz parte do mesmo, sendo encontrado sob a pasta "@Android\adt-bundle-windows-x86-20130917\sdk\platform-tools". É possível adicionar esse caminho ao "path" do sistema operacional, de forma que funcione sendo chamado a partir de qualquer localidade.

Uma vez bem-sucedida a conexão, o ambiente de desenvolvimento Android conseguirá detectar o aparelho celular real, via rede sem fio. E também compilar o código-fonte diretamente nele.

Achei importante mostrar que essa possibilidade de conexão existe, pois facilita bastante o uso de um dispositivo real no ambiente de desenvolvimento.


2 comentários: