terça-feira, 14 de abril de 2015

Genymotion - Um emulador de Android mais rápido

Antes de iniciar o tutorial sobre a instalação do Android Developer Tools (ADT), que é o ambiente de desenvolvimento propriamente dito, gostaria de falar sobre o Genymotion.

O Genymotion é atualmente o "emulador" de Android mais rápido e flexível existente no mercado. Isso se deve ao fato de que ele é montado sobre uma máquina virtual do VirtualBox. Portanto, com o Genymotion é como se você tivesse o celular real, funcionando na tela do seu computador. Utilizando a rede, som, a memória, etc., do computador hospedeiro.


Tela principal do Genymotion




Possui uma versão gratuita, mas exige que seja preenchido um cadastro, o que permite que sejam baixadas as máquinas correspondentes a diversos modelos de celular.

O lado bom é que ele é realmente ultra-rápido. Mas, infelizmente, exige uma máquina bastante poderosa para funcionar a contento. Eu diria que a configuração ideal para rodar o Genymotion seria ter pelo menos 8 gigas de memória no Windows. Ele também exige que o sistema operacional esteja com os drivers OpenGL 2.0 da placa de video instalados.

Nas ilustrações é possível ver a tela principal do Genymotion, onde são acrescentadas as máquinas virtuais e à direita o Android rodando em uma janela própria.

Para que seja possível usar o Genymotion, há duas opções de download no site oficial. A primeira já inclui o Virtualbox, de forma que é um arquivo instalador único (mais fácil). A segunda opção é para quem já possui Virtualbox instalado. Consequentemente é um arquivo bem menor.

Depois de instalado o Genymotion na sua máquina, você precisa preencher um cadastro, necessário para fazer o download das imagens das  máquinas virtuais Android. Cada máquina possui cerca de 200MB em tamanho, mas o download costuma ser rápido.

Se estiver numa empresa que possui firewall ou proxy, o Genymotion permite mudar as configurações de rede para ajustar à situação.

Após instalada uma máquina virtual Android no Genymotion ela terá acesso à rede da máquina hospedeira. Então, caso você abra o navegador do celular virtual, será possível abrir uma página de Internet nele, normalmente.

O Genymotion constitui uma ferramenta importante, diria que atualmente é uma das melhores que existem, embora, é claro, haja problemas aqui e ali, principalmente relacionados à exigência de muitos recursos na máquina.

É uma alternativa para testar os apps durante o desenvolvimento, caso o uso de um celular real, conectado via cabo USB não seja uma opção.



Nenhum comentário:

Postar um comentário