terça-feira, 14 de abril de 2015

Ambiente de desenvolvimento - Como instalar o Android Developer Tools (ADT)

Há muitas abordagens diferentes quando se fala em desenvolvimento de aplicativos para Android. Existe um sem número de soluções que geram automaticamente o código-fonte, onde o usuário programa praticamente criando fluxos de forma visual.

Não é o meu foco. Aqui ensino a forma tradicional de desenvolvimento nativo.

Utilizo o Android Developer Tools (ADT), plataforma disponibilizada pela Google.

A linguagem utilizada para programar para a plataforma Android é Java. Caso o leitor não conheça esta linguagem de programação, posso adiantar que não muda quase nada em relação a qualquer outra linguagem existente. O que tem de diferente é a forma de escrever e a maneira como algumas coisas são feitas, mas, sinceramente, linguagem de programação é tudo igual. Você sempre encontrará variáveis, funções, arrays, arquivos, etc. Pode até ser que mude algumas denominações, surjam palavras novas como: método, objeto, classe, instância... Mas a lógica permanece a mesma.

É importante ter alguma noção de programação. Isso facilita muito, é claro. O mesmo digo de orientação a objeto. Quanto maior o seu conhecimento nessas áreas, maior será a qualidade do seu produto.

Essas primeiras ressalvas são apenas porque o público leitor deste blog pode ser muito diversificado, indo desde o iniciante em programação até arquitetos de software que desejam também desenvolver em Android. Portanto, é interessante não deixar ninguém de fora.

Então, mãos à obra. Bem, eu tenho um viés fortemente pragmático. Portanto, preparei todo o ambiente necessário ao desenvolvimento de aplicativos Android, baixando o ADT, atualizando-o, instalando o plug-in de controle de versão (SVN), acesso ao banco de dados SQLite, colocando a biblioteca para utilização de mapas (Google Maps), também o Java Runtime Environment 7 e configurei tudo para que seja possível baixar esse ambiente em qualquer lugar da sua máquina Windows. Não será preciso instalar nem configurar nada e também esse ambiente não influenciará outros ambientes Java que porventura existam na sua máquina. É totalmente independente.

Tudo o que você precisa fazer é baixar o arquivo disponível ao final deste post e descompactá-lo no local de sua preferência na sua máquina. Depois criar um atalho onde quiser (Área de trabalho, Barra de inicialização rápida...), apontando para o executável do Eclipse:


@Android\adt-bundle-windows-x86-20130917\eclipse\eclipse.exe

O pacote também inclui os instaladores de algumas ferramentas citadas nos posts anteriores, dentre elas: VirtualBox, Genymotion, SoapUI, Conectify e drivers para uso via cabo USB de celulares Samsung e LG.

Esta é então a primeira tarefa. Baixar o Android SDK customizado:


Depois leia o arquivo "LeiaMePrimeiro.txt" e siga as instruções.

Execute o Eclipse.exe e explore um pouco o ambiente!

No próximo post iniciaremos um pequeno aplicativo e falaremos sobre a estrutura de trabalho de um projeto Android. Até lá!


6 comentários:

  1. Bom dia!
    Estou testando aqui em casa.
    Melhore o texto dizendo que;
    . você precisa estar logado para baixar do 4shared, mesmo que seja para baixar "grátis, esperando 20 segundos".
    . o arquivo a ser baixado é um .rar pois na mesma página, tem um Android_SDK.EXE, que é colocado por aqueles "famigerados anúncios"...
    (E vamos em frente)

    ResponderExcluir
  2. Bem, talvez o 4shared não seja mesmo a solução ideal para armazenar os arquivos disponíveis para download, em função dos anúncios. Foi escolhido por suportar arquivos grandes e por ser extremamente rápido. Vou buscar alternativas. O que sugere?

    ResponderExcluir
  3. Estou subindo o arquivo do ambiente de desenvolvimento para o OneDrive, na nuvem, quando terminar vou substituir o link que atualmente está apontando para o 4shared (que realmente tem alguns pontos indesejáveis). Os links dos drivers para os aparelhos Samsung e LG eu já mudei, entretanto.

    ResponderExcluir
  4. Já alterei o link de download, apontando para o oneDrive, que não possui os problemas do 4shared. O download agora é direto.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo investimento profissional e pessoal. Grato pelo compartilhamento destas atuais importantes informações. Comecei as lições

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em linha com o que vimos no treinamento de inovação. O compartilhamento é o que gera frutos nesta nova hierarquia horizontal.

      Excluir