quarta-feira, 15 de abril de 2015

Meu primeiro APP Android

Olá a todos! Este tutorial ensina a criar um primeiro aplicativo no ambiente de desenvolvimento Android que disponibilizei.

A leitura dos posts "Como habilitar a depuração" e "Instalando ambiente desenvolvimento" são pré-requisitos para seguir adiante nesta lição.

Portanto, se você chegou até aqui, imagino que já tenha o ambiente rodando no seu computador e também o seu dispositivo móvel conectado via cabo USB. Avante!

Abrindo o Eclipse (eclipse.exe), você verá a tela a seguir:




À esquerda há o que chamamos de "Package Explorer", que é nada mais do que um visualizador de arquivos. Por enquanto existem ali apenas dois projetos: "Google Play Services" e "Progress Wheel". O primeiro é o código-fonte da biblioteca da Google que permite utilizar, dentre outras coisas, mapas. O segundo é um projeto de uma tela de espera que será visto no futuro.

Ao centro, está a janela que mostra o arquivo aberto no momento. Na parte inferior da tela, há várias abas, mas a que mais interessa é a denominada "LogCat". É aqui onde serão mostradas as saídas de texto e as mensagens de erro que porventura apareçam no decorrer do desenvolvimento do app.


Meu primeiro APP Android

Clique com o botão direito do mouse sobre a área branca do "Package Explorer" e selecione New -> Android Application Project, conforme imagem abaixo:






Em seguida aparecerá uma janela pedindo que você defina algumas características do aplicativo. Preencha apenas o campo do nome do aplicativo. Sugiro "meuPrimeiroApp", conforme imagem abaixo:





Clique em "Next" quatro vezes. Não se preocupe agora com o significado das telas que surgem. Apenas siga em frente. Na última tela, pressione o botão "Finish".

Você verá no "Package Explorer" que o ADT gerou toda uma estrutura de pastas do projeto "meuPrimeiroApp" criado e que dois arquivos foram abertos: activity_main.xml e MainActivity.java.




Esses arquivos representam, respectivamente, a descrição visual da tela principal e a classe da tela principal.

No activity_main.xml você terá todos os elementos gráficos, textos, tudo que aparece na tela, enfim.

No MainActivity.java você terá a declaração das variáveis, métodos, e manipulações dos elementos que existem na tela, resumindo: a funcionalidade.


Compilando o seu primeiro app Android

Certifique-se de que o seu celular esteja conectado ao seu computador pelo cabo USB e que o modo de depuração esteja habilitado.

Agora clique uma vez com o botão esquerdo do mouse sobre o nome do projeto "meuPrimeiroApp" no "Package Explorer", selecionando-o. Depois clique no botão de "Play" (na verdade "Run As..."). Na janela que se abre, escolha "Android Application" e clique no botão "OK".




Você verá que no canto inferior direito da tela aparecerá a frase:




E surgirá uma janela pedindo para você selecionar em que dispositivo móvel deseja rodar o APK (executável) do aplicativo compilado. Selecione o seu aparelho desejado e pressione o botão "OK":




Caso o seu celular conectado via cabo USB não esteja aparecendo na janela acima, então talvez a instalação do driver não tenha sido bem-sucedida. Tente baixar um outro driver no site do fabricante do aparelho do seu celular.

Mas, considerando que tenha funcionado conforme o esperado, então o seu projeto "meuPrimeiroApp" terá sido compilado e enviado para o dispositivo móvel.


Agora, no seu celular, você verá:





Parabéns! Você criou o seu primeiro APP Android!

Nenhum comentário:

Postar um comentário