terça-feira, 14 de abril de 2015

Como habilitar o modo de depuração ( Debugging mode ) no celular

O passo número um para iniciar a produção de aplicativos para Android é decidir como seus projetos serão submetidos a testes durante o desenvolvimento.

Há diversas alternativas para isto e geralmente se usa um emulador de Android. Um programa que simula um aparelho real na tela do computador. O próprio ambiente de desenvolvimento oficial da Google (ADT) já vem com um desses.

O problema é que essas soluções exigem muitos recursos de máquina e geralmente são bastante lentas e comprometem a produtividade.

Por isso, minha recomendação é que se use um dispositivo real para ir testando o app conforme for sendo desenvolvido.

Para usar o seu aparelho celular Android desta forma, é preciso primeiro habilitar o modo de depuração USB na configuração.

Nas versões mais recentes do Android (acima de 4.0) essa opção está escondida das opções disponíveis ao usuário.

É preciso, portanto, uma manobra para que ela apareça:


1) Clique no botão que chama a tela de aplicativos e escolha "configurações".
2) Role a tela até embaixo e selecione "Sobre o telefone".
3) Procure a opção "Número da versão" (ou build number).
4) Dê sete toques sobre esta opção "Número da versão".
5) Aparecerá uma mensagem informando que você agora é um desenvolvedor.
6) Retorne ao menu anterior pressionando o botão voltar, para configurações.
7) Perceba que surgiu novo item "Opções do desenvolvedor".
8) Selecione este item e verá uma tela com opções para desenvolvedores.
9) Procure uma caixa de seleção chamada "Depuração USB" e ative-a.
10) Pronto. Seu celular agora está preparado.





O próximo passo é instalar os drivers no seu computador, para que o seu aparelho celular possa ser identificado pelo sistema operacional.

Cada marca de celular possui drivers próprios. Você poderá adquirir aqui os drivers para celulares Samsung e LG.

Uma vez baixado o arquivo de driver correspondente à marca do seu celular, execute-o. Durante a instalação, não conecte ainda o aparelho ao computador via cabo USB.

Terminado o processo de instalação, aí sim, conecte o cabo USB entre o celular e computador. O Windows mostrará uma notificação de que um novo hardware foi detectado e o software correspondente está sendo instalado. Clique no balão de notificação. A janela abaixo será mostrada. Escolha imediatamente a opção "Não obter software de driver pelo Windows Update". Pois os drivers já se encontram na máquina, não sendo necessário consultar o "Windows Update".





O Sistema exibirá um pedido de confirmação. Clique em "sim":





Ao final todas as opções devem estar com uma marca verde, indicando que os drivers foram instalados com sucesso. Neste ponto, basta fechar a caixa de diálogo.

Com isso concluímos este tutorial, deixando o sistema operacional do computador e também do celular prontos para iniciarmos a próxima fase, que é a instalação do ambiente de desenvolvimento propriamente dito: O ADT da Google.

Até o próximo post!








12 comentários:

  1. Na versão 4.1.2 do Android a opção do desenvolvedor já está disponível no menu Ajustes (configurações)

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo comentário. Considerando que em alguns modelos a opção está ausente por questões de segurança, então achei importante o tutorial, caso contrário alguém interessado em usar o próprio celular como dispositivo de teste não teria como fazê-lo. Um abraço!

    ResponderExcluir
  3. Na versão 5.1 Lollipop não está disponivel a opção sendo util o tutorial

    ResponderExcluir
  4. Respostas
    1. Prezado Jonas, disponha! Espero ter contribuido de alguma forma!

      Excluir
  5. quando clico 7x em numero da versão .. aparece outra tela escrito desconhecido com várias informações .. o meu celular é um moto razr d3, android 4.1.2

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nati, tente clicar 10x no build number. Dependendo da marca e modelo do celular, isso pode variar. Procure na Internet um tutorial específico para habilitar o debug mode no Moto Razr D3.

      Excluir
  6. Luiz, boa tarde!
    Eu preciso selecionar um App para ser depurado, essa opção esta desativada, já baixei os drivers e não há nada que o ative, voce consegue ajudar?

    ResponderExcluir
  7. Luiz, boa tarde!
    Eu preciso selecionar um App para ser depurado, essa opção esta desativada, já baixei os drivers e não há nada que o ative, voce consegue ajudar?

    ResponderExcluir
  8. Prezada Caroline, geralmente a ativação do modo de depuração é diferente em cada modelo de celular. Varia de fabricante para fabricante. Mas, via de regra, envolve clicar repetidas vezes sobre uma opção na parte de opções de desenvolvedor. Entretanto, você só pode debugar um app do qual tenha o código-fonte.

    ResponderExcluir
  9. LUIZ
    BOM DIA
    CARA JA FAZ UM TEMPO QUE ESTOU NA LUTA PRA FAZER ROOT NO MEU LG E425F COM ANDROID4.1.2 E NO POSITIVO ONE S420. TENHO ENCONTRADO MUITAS DIFICULDADES PARA EXECUTAR A RAIZ NESSES APARELHOS, TENTEI KING ROOT, FRAMAROOT,KINGOROOT ENTRE OUTROS E NAO TENHO OBITIDO EXITO. COMO PROCEDER PARA REALIZAR ESSA TAREFA ? SE PUDER ME AJUDAR. MEU ZAP É 41988909852
    DESDE JA AGRADECO PELA ATENCAO

    ResponderExcluir