segunda-feira, 13 de abril de 2015

Aprenda a desenvolver APPs para Android de forma simples.

Apresentação

Olá a todos! Sou Luiz Milfont, trabalho com informática há cerca de 35 anos e atualmente estou desenvolvendo aplicativos para dispositivos móveis, em especial para o Android.

O objetivo deste blog é disseminar conhecimento acerca de programação Android para quem tiver interesse em aprender a desenvolver seus próprios aplicativos móveis, de maneira simples.

É minha intenção tornar o aprendizado rápido, permitindo ao leitor absorver as informações de forma pragmática, com foco em pôr as ideias em prática.

Conhecer programação é desejável, pois aqui será ensinado a desenvolver de forma nativa, utilizando a linguagem Java.

Se isto for um empecilho, recomendo que siga em frente mesmo assim. A ideia deste blog é justamente desmistificar a criação de apps Android.

Introdução

Tela de aplicativos do Android
O Android é o sistema operacional da Google utilizado em celulares e outros dispositivos no mundo inteiro. No Brasil a grande maioria da população utiliza Android como sistema preferido em seus smartphones: segundo pesquisa realizada pelo IDC, em 2014 92% dos brasileiros utilizavam a plataforma Android em seus dispositivos móveis.

Nesse contexto, aprender a programar aplicativos para Android é uma decisão bastante interessante, dado o tamanho do mercado disponível para atuar.

Com o crescimento do conceito da "Internet das coisas" é muito provável que num futuro próximo o Android esteja rodando até em aparelhos domésticos, como geladeiras, condicionadores de ar, e também em automóveis.

Embora possa parecer difícil e complexo em um primeiro contato, a criação de aplicativos para Android é um processo bastante simples.

Convido o leitor a desbravar este mundo e me proponho a atuar como um guia, passando o que aprendi até agora para aqueles que quiserem.

Agradecimentos

Agradeço ao instrutor do primeiro curso que fiz sobre Android, Felipe Marques, sem o qual tantos projetos hoje já implementados não teriam sido possíveis. Valeu Felipe!




5 comentários:

  1. Excelente matéria.Voce me surpreende com sua sapiência.
    Muito orrulho de voce.
    Arnor

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelos comentários. Este trabalho faz parte de um projeto desenvolvido há cerca de 6 meses, do qual participaram: Eu, Robert Carvalho, Edison Moreira, entre outros. O projeto prevê várias fases. A primeira era a criação do ambiente de desenvolvimento, já concluída, sendo que fizemos tanto um pacote de instalação quanto uma máquina virtual, ficando à critério do desenvolvedor a escolha do que vai utilizar. Estamos agora na segunda fase, que é basicamente o blog e templates e exemplos de pequenos aplicativos.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns aos três pela iniciativa de compartilhar o conhecimento.

    ResponderExcluir
  4. Prezada Raquel, obrigado pelo seu comentário. Seguimos o pressuposto em nosso embasamento teórico-filosófico: O funcionamento em rede, compartilhamento de informações, ênfase no conteúdo, pós-moderação e prioridade na oferta de valor. Intencionamos um processo de melhoria contínua, de acordo com a opinião de nossos leitores e colaboradores. O conhecimento aqui exposto é fruto de dois anos de trabalho e constitui um verdadeiro atalho para quem tiver interesse em produzir seus próprios aplicativos para Android.

    ResponderExcluir