Apresentação
Olá a todos! Sou Luiz Milfont, trabalho com informática há cerca de 35 anos e atualmente estou desenvolvendo aplicativos para dispositivos móveis, em especial para o Android.
O objetivo deste blog é disseminar conhecimento acerca de programação Android para quem tiver interesse em aprender a desenvolver seus próprios aplicativos móveis, de maneira simples.
É minha intenção tornar o aprendizado rápido, permitindo ao leitor absorver as informações de forma pragmática, com foco em pôr as ideias em prática.
Conhecer programação é desejável, pois aqui será ensinado a desenvolver de forma nativa, utilizando a linguagem Java.
Se isto for um empecilho, recomendo que siga em frente mesmo assim. A ideia deste blog é justamente desmistificar a criação de apps Android.
Introdução
Tela de aplicativos do Android |
Nesse contexto, aprender a programar aplicativos para Android é uma decisão bastante interessante, dado o tamanho do mercado disponível para atuar.
Com o crescimento do conceito da "Internet das coisas" é muito provável que num futuro próximo o Android esteja rodando até em aparelhos domésticos, como geladeiras, condicionadores de ar, e também em automóveis.
Embora possa parecer difícil e complexo em um primeiro contato, a criação de aplicativos para Android é um processo bastante simples.
Convido o leitor a desbravar este mundo e me proponho a atuar como um guia, passando o que aprendi até agora para aqueles que quiserem.
Agradecimentos
Agradeço ao instrutor do primeiro curso que fiz sobre Android, Felipe Marques, sem o qual tantos projetos hoje já implementados não teriam sido possíveis. Valeu Felipe!
Excelente matéria.Voce me surpreende com sua sapiência.
ResponderExcluirMuito orrulho de voce.
Arnor
Muito orgulho de voce.
ResponderExcluirObrigado pelos comentários. Este trabalho faz parte de um projeto desenvolvido há cerca de 6 meses, do qual participaram: Eu, Robert Carvalho, Edison Moreira, entre outros. O projeto prevê várias fases. A primeira era a criação do ambiente de desenvolvimento, já concluída, sendo que fizemos tanto um pacote de instalação quanto uma máquina virtual, ficando à critério do desenvolvedor a escolha do que vai utilizar. Estamos agora na segunda fase, que é basicamente o blog e templates e exemplos de pequenos aplicativos.
ResponderExcluirParabéns aos três pela iniciativa de compartilhar o conhecimento.
ResponderExcluirPrezada Raquel, obrigado pelo seu comentário. Seguimos o pressuposto em nosso embasamento teórico-filosófico: O funcionamento em rede, compartilhamento de informações, ênfase no conteúdo, pós-moderação e prioridade na oferta de valor. Intencionamos um processo de melhoria contínua, de acordo com a opinião de nossos leitores e colaboradores. O conhecimento aqui exposto é fruto de dois anos de trabalho e constitui um verdadeiro atalho para quem tiver interesse em produzir seus próprios aplicativos para Android.
ResponderExcluir